Prefeito Délcio Sato (PSD) determina limpeza e desassoreamento do Rio Acaraú, para evitar inundações e garantir mais segurança a moradores e turistas que visitam a cidade do litoral paulista

Entre as principais ações do plano estão o desassoreamento do rio Acaraú e a retirada do lixo despejado no local.

 

Para garantir mais segurança aos moradores e turistas de Ubatuba, cidade de cerca de 89 mil habitantes do litoral norte paulista, a gestão do prefeito Délcio Sato (PSD) iniciou o Plano Preventivo de Enfrentamento às Chuvas de Verão. Entre as principais ações do plano, promovido pela Defesa Civil e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços de Infraestrutura Pública, estão o desassoreamento do rio Acaraú e a retirada do lixo despejado no local.

A remoção de detritos orgânicos e resíduos sólidos, como garrafas PET, móveis e pneus, é executada desde o trecho do rio situado entre os bairros Praia Grande e Estufa II até o Caisão, como é popularmente conhecido o Cais do Porto de Ubatuba. Iniciada no dia 22, a operação deve durar entre duas e três semanas, dependendo das condições climáticas.

“Esse trabalho melhorará o escoamento de águas pluviais e amenizará alagamentos em pontos críticos na região da Estufa II e do Itaguá”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos. Ele destacou outras ações preventivas realizadas pela Prefeitura, como o monitoramento e a limpeza de bueiros e bocas de lobo no município.