Projeto de autoria do deputado estadual Coronel Camilo (PSD) propõe a parceria entre a comunidade e a Polícia Militar para o combate à criminalidade

O Programa Vizinhança Solidária, que estimula a colaboração da população no combate à criminalidade, será implantado em todo o Estado de São Paulo, conforme estabelece o projeto do deputado estadual Coronel Camilo (PSD). O veto à proposta do parlamentar foi derrubado nesta quarta-feira (13) pela Assembleia Legislativa.

O projeto, que tinha sido aprovado em dezembro de 2017, prevê um conjunto de iniciativas que visam a melhorar a segurança nos bairros, por meio da parceria entre a comunidade e a Polícia Militar. Entre as ações que integram o programa estão palestras sobre medidas preventivas, monitoramento dos locais e horários com maior ocorrência de delitos, instalação de placas de identificação do Vizinhança Solidária e a troca de informações, por celular, entre moradores e policiais.

Atualmente, 73 municípios paulistas, como a capital, Sorocaba e Itapeva, já contam com núcleos do programa. “Virar uma iniciativa de Estado, praticamente o transforma numa política pública na área da segurança e dará respaldo também para que a implantação seja mais fácil”, destaca o deputado.