Parceria firmada entre o prefeito do PSD e Fundação Itesp vai atender cerca de 200 famílias do município, que receberão gratuitamente a escritura dos imóveis

O prefeito Marcão Marchi: famílias residentes em sete núcleos habitacionais informais receberão gratuitamente a escritura dos imóveis

O prefeito de Itupeva, Marcão Marchi (PSD), formalizou nesta terça-feira (17) uma parceria com a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) para a regularização fundiária de, aproximadamente, 200 imóveis situados no município do interior paulista, que integra a microrregião de Jundiaí. Com a medida, as famílias residentes em sete núcleos habitacionais informais receberão gratuitamente a escritura dos imóveis, algo esperado há anos por aqueles que ainda não possuíam o documento.

A data também foi marcada pela entrega ao prefeito do diagnóstico fundiário da cidade, elaborado pelo órgão estadual. “Este é um dia de extrema importância para o município, pois celebramos esta parceria entre a Prefeitura e a Fundação Itesp. Fizemos uma reunião em São Paulo, com menos de um mês de mandato, e pedimos este apoio para resolver um problema muito antigo na cidade. A escritura é o ‘RG’ do imóvel, que garante às famílias o direito sobre a propriedade e agora, graças a esse trabalho, pelo menos 200 moradias serão regularizadas sem custo algum para as pessoas”, declarou o prefeito.

De acordo com o diretor-executivo da Itesp, Marco Pilla, os moradores das glebas Valdir Pavan, Santa Isabel, Vista Alegre, Vale das Pedras, Demarchi e Pau D’óleo I e II, que se enquadrarem na legislação sobre a regularização de imóveis de interesse social, receberão o título de propriedade em médio prazo e após concluídos os trabalhos da Fundação.

A Prefeitura orientará os moradores de imóveis que não se enquadrarem na legislação a respeito das providências que devem ser adotadas. “O prefeito Marcão Marchi sabe da importância da regularização desses imóveis e as famílias irão receber o documento legal da propriedade gratuitamente. Se tivessem de fazer por meios próprios, teriam de desembolsar pelo menos R$ 10 mil na contratação de advogado, para fazer toda a tramitação necessária”, comentou Marco Pilla.