Prefeito do PSD anunciou revisão do plano de carreira dos professores e assinou documento que instituiu a Base Curricular Comum nas escolas do município

O prefeito Rômulo Rippa durante o 2º Fórum Municipal de Educação

 

O prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa (PSD), assinou o documento que instituiu a Base Curricular Comum nas escolas da cidade do interior paulista e anunciou o início do processo de revisão do plano de carreira dos professores e do Estatuto do Magistério. As medidas foram tomadas durante o 2º Fórum Municipal de Educação, evento promovido pela Prefeitura na segunda-feira (16).

A mudança na base curricular é resultado da reforma iniciada pela administração em 2017, que contou com ampla participação dos profissionais do setor. Além disso, atende diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em todo o País.

“Isto vai começar a acabar com aquele discurso do ‘nós’ e ‘eles’, de que a escola do Centro é melhor que a do bairro, de que existem diferentes entre os iguais. Nós queremos excelência e qualidade para todas as unidades”, afirmou o prefeito.

Rippa também anunciou a formação de uma comissão composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação e educadores de todas as unidades da rede pública, que será responsável pela revisão do Plano de Carreira e do Estatuto do Magistério. “Nós incluímos monitores de creches e atendentes de desenvolvimento infantil porque defendemos que essas duas classes são intrínsecas e essenciais para a Educação Infantil”, explicou Rippa.

O prefeito antecipou que a administração propõe a diminuição da carga horária e a contratação de professores especialistas em áreas como educação física e idiomas. Outro ponto defendido é a avaliação por resultado, além da aplicação de avaliações semanais de português e matemática a partir de 2019.

Ele frisou ainda que “não haverá retrocesso de direitos” dos professores e fez críticas a rumores nesse sentido. “Não vai ter fim da abonada, da atribuição, nada disso está em discussão. Se a administração puder viabilizar, será um processo de conquista de novos direitos, e não de perda”, garantiu o prefeito.