Prefeito do PSD, Helinho Zanatta, fortalece a atenção básica e investe 29,96% do orçamento do município no setor de saúde, praticamente o dobro do exigido pela legislação

Os investimentos realizados no setor de saúde pela gestão do prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta (PSD), garantiram uma série de conquistas para o município de cerca de 35 mil habitantes do interior paulista. Entre os avanços está a diminuição do número de internações relacionadas à atenção básica entre 2013 e 2017, de 446 para 229, uma redução de 48,6%.

Os números foram apresentados em audiência pública realizada no dia 1º, na Câmara Municipal. “É um indicativo muito importante de que estamos no caminho certo. O fortalecimento da atenção básica é nossa meta e, com base nisso, fazemos o planejamento de todas as ações da rede municipal de saúde”, afirmou o coordenador de Atenção Básica, Leandro Sanches.

Em 2017, a administração investiu R$ 27, 96 milhões, valor que representa 29,96% do orçamento do município, praticamente o dobro dos 15% determinados pela legislação. Os investimentos foram realizados em áreas como assistência hospitalar, atenção básica, vigilância sanitária e epidemiológica e suporte profilático e terapêutico.

A secretária municipal de Saúde, Miriam Souza, ressaltou a importância da construção de mais duas unidades básicas, já em andamento, nos bairros Nova São Pedro II e Jardim Primavera. “Vamos ter um índice de cobertura próximo aos 90% da população, com atendimento descentralizado”.

Miriam lembrou também de outras obras importantes da gestão de Helinho Zanatta, como a reforma do Hospital São Lucas, com modificações na lavanderia, maternidade, centro cirúrgico e Centro de Imagens, e a inauguração do CER (Centro Especial de Reabilitação).