Uma das conquistas da gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD), unidade deve iniciar funcionamento no primeiro semestre de 2019 e terá capacidade para tratar resíduos de até 40 mil habitantes, número superior à população da cidade

A unidade tem início previsto para o primeiro semestre de 2019 e poderá tratar os resíduos de até 40 mil moradores.

 

A gestão do prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta (PSD), garantiu uma importante conquista para o saneamento básico do município do interior paulista: a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de grande porte, localizada no bairro Vale do Sol, ao lado do ribeirão Samambaia. A unidade tem início previsto para o primeiro semestre de 2019 e poderá tratar os resíduos de até 40 mil moradores.

O número é superior à população da cidade, estimada em cerca de 35 mil habitantes. Orçada em, aproximadamente, R$ 20 milhões, com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e contrapartida da Prefeitura, a obra representa um grande avanço porque, atualmente, São Pedro conta apenas com a Estação de Tratamento do Horto Florestal, com capacidade para o tratamento de resíduos de quatro mil moradores.

Em 2019, a Estação do Horto também passará por reforma e ampliação, aumentando sua capacidade para 10 mil habitantes. O projeto está orçado em R$ 5,9 milhões e já foi classificado no Fehidro.

Além da construção da ETE, o pacote de obras inclui também a instalação de coletores e elevatórias em diversos pontos do município, que garantirão o ‘caminho’ de todo esgoto coletado nas 13.000 residências atendidas pelo Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) até a nova estação de tratamento.

“É a conquista de um sonho que vai garantir não apenas ganhos ambientais para São Pedro, mas o desenvolvimento, já que, com a ETE, a cidade vai poder receber novos empreendimentos, tanto no ramo imobiliário como em outras áreas, o que significa geração de emprego e novas oportunidades”, afirma o prefeito.