Central de Monitoramento implantada pelo prefeito Gersinho Romero (PSD) possibilitou a rápida identificação de veículo usado em crimes como a "saidinha de banco"

A Central de Monitoramento conta com 46 câmeras espalhadas pelos principais pontos estratégicos da cidade

 

Em Caieiras, cidade de cerca de 100 mil habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, o sistema de monitoramento implantado pela gestão do prefeito Gersinho Romero (PSD) possibilitou, em apenas seis minutos, a identificação e abordagem de criminosos na Avenida Pauliceia, no bairro Laranjeiras. No domingo (16), a Guarda Civil Municipal identificou um veículo guiado por um estelionatário, que também foi utilizado em “saidinhas de banco”, modalidade de crime que consiste no assalto ou furto logo após a vítima sacar uma quantia.

Os dois indivíduos que estavam no veículo foram conduzidos à delegacia. Um deles foi reconhecido por vítima de estelionato cometido poucos dias antes.

A Central de Monitoramento de Caieiras conta com 46 câmeras espalhadas pelos principais pontos estratégicos da cidade, além de mais nove câmeras nas entradas e saídas do município. Por meio da leitura da placa do veículo, o sistema de reconhecimento óptico de caracteres possibilita a rápida identificação de automóveis roubados ou furtados.

As imagens das placas ficam armazenadas num banco de dados acessado pela Guarda Civil Municipal e as polícias militar e civil. A Central também é interligada aos sistemas de mais de 27 municípios, o que permite a troca de informações e a formulação de estratégias conjuntas de combate à criminalidade.