O Moti Tsuki Matsuri, organizado pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, comemora a passagem do ano, agradecendo pela prosperidade e fartura e desejando muita saúde, paz e harmonia.
liberdade

O ministro ajudou a socar a massa dos milhares de bolinhos de arroz distribuídos em seguida, gratuitamente, aos paulistanos que passam pela festa.

 

Quando foi prefeito de São Paulo, e mesmo depois de sua gestão, Gilberto Kassab fez questão de participar, todos os anos, de um evento importante e tradicional da colônia japonesa paulistana: o Festival do Bolinho da Prosperidade (Moti Tsuki Matsuri), realizado sempre no último dia do ano no bairro da Liberdade. E não foi diferente este ano: na manhã desta quinta-feira, lá estava o agora Ministro das Cidades ajudando a socar a massa dos milhares de bolinhos de arroz distribuídos em seguida, gratuitamente, aos paulistanos que passam por lá.

Este foi o 45º Moti Tsuki Matsuri, organizado pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade para comemorar a passagem do ano, agradecendo pela prosperidade e fartura e desejando muita saúde, paz e harmonia.

O festival começa com a demonstração da fabricação e confecção de Motis (bolinhos de arroz), quando autoridades e convidados vestem um hapi – versão simplificada do quimono – para ajudar a socar a massa dos bolinhos, utilizando um grande martelo de madeira (kine). Depois se faz a distribuição ao público de aproximadamente 20 mil saquinhos, cada um contendo dois motis, um branco e um vermelho, simbolizando paz e felicidade.

A festividade tem também uma benção em cerimônia xintoísta e uma festa de confraternização nas tendas instaladas na praça da Liberdade, onde se pode provar o Ozooni (sopa de Moti) para – diz a tradição – pedir o afastamento de todos males e trazer para si a prosperidade.