Audiência pública proposta pelo deputado Herculano Passos (PSD-SP) debaterá nesta quarta o potencial de negócios gerado por turistas interessados em conhecer melhor a produção de vinho no País

O deputado Herculano Passos

 

Para o deputado Herculano Passos (PSD-SP), o turismo associado ao vinho tem grande potencial para se consolidar no País. “Percebe-se um interesse cada vez maior das pessoas em relação à bebida, sua elaboração, sua harmonização com a gastronomia e seu papel inserido na história da localidade produtora”, afirmou. Em razão desse potencial de bons negócios, ele apresentou na Câmara a proposta para que a Comissão de Turismo da Casa realize audiência pública para discutir estratégias para o desenvolvimento do enoturismo no Brasil.

A audiência será realizada nesta quarta-feira (18) e deverá contar com a participação de convidados como o ministro do Turismo, Marx Beltrão; a presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Ivane Fávero; o diretor de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani; e a diretora do SPA do Vinho de Bento Gonçalves (RS), Deborah Villas Boas.

De acordo com Herculano Passos, o enoturismo abrange atividades como visitas a adegas, feiras, festas e passeios pelas vinícolas. “Acreditamos que a pluralidade das regiões enoturísticas pode se tornar um diferencial do caso brasileiro.” Ele lembra que existem atualmente cerca de 80 mil hectares de vinhedos no País.