Novo sistema está implantado em 555 municípios, Nesta quarta, o ministro Gilberto Kassab homologou o encerramento das transmissões analógicas em Bauru, Presidente Prudente e Rio Preto

O ministro Gilberto Kassab: “Estamos beneficiando em especial as comunidades mais humildes, em um processo de democratização da radiodifusão”

O desligamento do sinal analógico de televisão já beneficia 90 milhões de brasileiros, principalmente a população de baixa renda. O balanço foi feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante cerimônia, nesta quarta-feira (28), para homologar o encerramento das transmissões analógicas em mais quatro agrupamentos de cidades do Maranhão e de São Paulo.

Kassab reforçou que a transição para a TV digital já aconteceu em 555 cidades do país, beneficiando 90 milhões de pessoas, e, em pouco tempo, o processo será concluído em todo o território nacional. “Isso é algo extraordinário e motivo para festejar. Estamos beneficiando em especial as comunidades mais humildes, em um processo de democratização da radiodifusão, que ganham uma imagem de televisão de excelência, com muito mais qualidade e sem interferências.”

A nova etapa do desligamento do sinal analógico começou nesta quarta-feira e abrange 10 municípios do entorno de São Luís (MA) e outras nove cidades na região de Bauru (SP). Outros dois grupos de cidades do interior paulista, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, começam a desligar nesta quarta e encerram o processo no dia 18 de abril.

Segundo o secretário de Radiodifusão do MCTIC, Moisés Moreira, somente nesses quatro agrupamentos, mais de 3 milhões de pessoas serão beneficiadas com a TV digital.

Já o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, destacou as próximas etapas do cronograma de desligamento, que inclui o desligamento em capitais das regiões Norte e Nordeste em 30 de maio.

Durante a cerimônia, o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes, disse que o processo de implantação da TV digital tem sido vitorioso e sem nenhuma queixa. “A população brasileira conta com mais qualidade de som e imagem e a audiência da TV aberta tem aumentado.”

Para o diretor da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Cristiano Flores, o sucesso da implantação da TV digital no Brasil deve-se à cooperação entre o poder público e os setores de radiodifusão e de telecomunicações. “Não tem precedente no mundo de tantas pessoas impactadas em um processo tão virtuoso como esse.”