Para proteger turistas e moradores, gestão do prefeito Délcio Sato (PSD) investe na Guarda Civil Municipal (GCM) e na parceria com a Polícia Militar

Cidade terá reforço de 177 policiais para garantir a segurança de moradores e turistas durante a temporada de verão.

 

Em Ubatuba, cidade de cerca de 89 mil habitantes do litoral norte paulista, a gestão do prefeito Délcio Sato (PSD) investe na Guarda Civil Municipal (GCM) e na parceria com a Polícia Militar, que contará com um reforço de 177 policiais, para garantir a segurança de moradores e turistas durante a temporada de verão. O efetivo da Guarda atuará 24 horas por dia e dará apoio à PM em projetos como o Vizinhança Solidária, composto por diversas medidas preventivas, entre elas o monitoramento dos locais e horários com maior ocorrência de delitos e a instalação de placas de identificação do programa.

Outras iniciativas estão sendo adotadas pela administração, como a implantação de um sistema integrado de comunicação entre a GCM, as polícias rodoviária, ambiental, civil, marítima e militar, o Instituto Médico Legal (IML) e o Corpo de Bombeiros. Ainda em relação à Guarda Municipal, a Prefeitura investiu na aquisição de uniformes e em curso de atualização técnica, com a participação da PM e de agentes de trânsito, além de ter iniciado a licitação para a compra de novos armamentos.

O prefeito também já assinou o plano de trabalho do convênio com a Polícia Militar para a implantação da Operação Atividade Delegada. Iniciado em 2009, na gestão do então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o programa estabelece que a Prefeitura pague diárias a policiais militares de folga para aumentar a segurança nas ruas e combater o comércio ambulante ilegal.

Nesta temporada, a administração reforçará a proteção aos banhistas, com a contratação de 40 guarda-vidas temporários, dez a mais que em 2018. Os profissionais atuarão nas seguintes praias: Perequê-Açu, Praia Grande, Toninhas, Tenório, Maranduba, Sapê, Lagoinha, Sununga, Vermelha do Centro, Vermelha do Norte, Itamambuca, Félix e Puruba.

A Polícia Rodoviária Estadual ampliará o efetivo na cidade, com mais 25 policiais. “As forças de segurança estão totalmente integradas no município. Além disso, temos um Conselho de Segurança (Conseg) muito ativo, que também contribui para o sucesso do trabalho conjunto”, frisou o secretário municipal de Segurança Pública, o major Rubens Martins Franco Junior.