Projeto foi aprovado na Câmara com emenda do deputado Walter Ihoshi (PSD-SP) que reduz exigências para divulgação de balanços. Medida beneficia empresas de capital aberto e fechado

 

O deputado Walter Ihoshi, autor da proposta.

 

Projeto que simplifica a Lei das Sociedades Anônimas, aprovado na Câmara com emenda do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP) que reduz custos para as empresas, foi encaminhado ao Senado, onde serão apreciadas as mudanças que os deputados fizeram no projeto, antes de entrar em vigor. Na Câmara, o texto foi debatido e aprovado em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

A alteração apresentada por Walter Ihoshi propõe que as chamadas “companhias abertas” (que possuem ações negociadas em bolsas de valores) sejam autorizadas a publicar na internet a versão completa dos documentos públicos, como convocações para assembleias, avisos aos acionistas e balanços contábeis e financeiros. Uma versão resumida também seria publicada nos jornais impressos.

“A divulgação integral na internet seria no mesmo site do jornal que for feita a divulgação impressa da versão resumida. Porém, na versão da web haverá uma certificação digital de autenticidade emitida por autoridade certificadora credenciada na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, o ICP-Brasil”, explica Ihoshi.

A proposta dispensa as companhias fechadas de publicar edital para convocar assembleia geral dos acionistas e documentos exigidos da diretoria da empresa, como os balanços. Essas companhias não podem ter ações negociadas em bolsa, tem que ter menos de 20 acionistas e patrimônio líquido de até R$ 10 milhões. O objetivo é reduzir os custos para as companhias fechadas.

Atualmente, a Lei das S/A exige que estes documentos sejam publicados integralmente em um jornal de grande circulação e no diário oficial da sede da companhia. Entre as divulgações públicas obrigatórias, estão: convocações para assembleias, avisos aos acionistas e balanços contábeis e financeiros.