De acordo com reportagens de O Estado de S. Paulo e do SPTV, a Sabesp confirma que a pressão da água tem sido reduzida nos últimos dias por causa da seca no Sistema Cantareira e promete aumentar a pressão nos próximos dias.

 

A falta d’água começou a afetar o funcionamento de bares, restaurantes e casas noturnas da Zona Oeste da capital paulista. De acordo com reportagens de O Estado de S. Paulo e do SPTV, da Rede Globo, estabelecimentos do bairro Vila Madalena já têm sofrido com a falta d’água durante as noites e madrugadas e têm adotado medidas para reduzir os transtornos. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) confirma que a pressão da água tem sido reduzida nos últimos dias por causa da seca no Sistema Cantareira e promete aumentar a pressão nos próximos dias.

Alguns estabelecimentos passaram a fechar mais cedo por causa da falta d’água. Outros estão servindo bebidas em copos de plástico para que não seja necessário lavar utensílios de vidro. Há casos até de contratação de caminhão pipa para abastecimento de caixas-d’água. As construções mais antigas, que possuem reservatórios menores, sofrem mais com a situação.

Os turnos de alguns funcionários também foram alterados. Trabalhadores que começavam o expediente no final da tarde, agora iniciam a jornada mais cedo, pela manhã, para aproveitar o horário em que há fornecimento de água para lavar louça. Os clientes também reclamam de usar copos de plástico, ressaltando os preços elevados cobrados na região.

Moradores da região etambém reclamam. Afirmam que até compreendem a necessidade de economizar água, mas afirmam que a Sabesp deveria ao menos avisar os consumidores, para que pudessem se programar para lidar com os cortes.

Donos de estabelecimentos na Zona Norte, como no bairro da Vila Maria, abastecido pelo Sistema Cantareira, já relatam falta d’água durante o dia.