O Programa de Proteção ao Pedestre, lançado em 2011 pela gestão Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo, foi selecionado para concorrer ao prêmio Mobilidade Minuto, da organização não-governamental Instituto Cidade em Movimento. Segundo a ONG, o objetivo do concurso é identificar e divulgar iniciativas da sociedade para a melhoria das condições de mobilidade nas cidades.
O prêmio se divide em seis categorias: Transporte Particular; Transporte Coletivo; Modos Não-Motorizados; Qualidade do Espaço Público da Mobilidade; Novas Alternativas de Organização Comunitária e do Trabalho; e Tecnologia e Comunicação. O público em geral pode votar na iniciativa mais inovadora. Para votar no Programa de Proteção ao Pedestre, clique aqui.
Em 11 de maio de 2011, foi lançado o Programa de Proteção ao Pedestre para reduzir os acidentes na capital, por meio do estímulo a uma cultura de respeito ao pedestre, alimentada por uma grande campanha educativa, reforço na fiscalização e adoção de ações de engenharia. No ano anterior, a cidade de São Paulo havia registrado 7.007 atropelamentos, que resultaram na morte de 630 pedestres – o equivalente a 46,4% das 1.357 mortes em decorrência de acidentes de trânsito na cidade em 2010.
No primeiro ano do programa, as ações de cunho educativo de respeito ao pedestre contribuíram para a queda de 40% de atropelamentos com mortes na região central e da avenida Paulista e de 10,7% no município de São Paulo, comparado com o mesmo período anterior. Entre 11 de maio de 2011 e 10 de maio de 2012, foram 24 mortes de pedestres na área central ante 40 no período anterior. O programa também registrou redução de 34,3% no número de atropelamentos na região central/Paulista. Foram 424 atropelamentos registrados nessa região de 11 de maio de 2011 a 10 de maio de 2012 ante 645 no período anterior.
A redução de vítimas de atropelamentos se manteve em 2013 na cidade de São Paulo. Em 2005, morreram 748 pessoas, vítimas de atropelamentos, e em 2013, 514, redução de 31,3% no período. A estatística mostra que a queda do número de mortes foi também significativa no total de acidentes de trânsito – incluindo pedestres, motoristas, passageiros e motociclistas. Em 2013, foram 1.152 casos, ante 1.505 em 2005, redução de 23,5%.
Mais de 1.000 orientadores para a travessia de pedestres foram colocados em importantes pontos de travessia da cidade com o objetivo de aumentar o nível de atenção de pedestres e motoristas. Além disso, a fiscalização foi intensificada.
Para garantir segurança na travessia das pessoas, a sinalização foi melhorada, com recuperação da pintura de mais de 20 mil faixas de pedestres e a instalação de outras nas imediações das escolas. Também foram feitas campanhas de divulgação dentro dos terminais de ônibus para atingir as pessoas que usam transporte público.