Mais uma polêmica envolvendo o planejamento de ciclovias implantadas pela Prefeitura de São Paulo foi destaque na imprensa. A Folha de S.Paulo publicou reportagem nesta terça-feira (25) sobre a pintura de uma faixa azul ao lado de outra vermelha, para bicicletas, numa rua da Vila Mariana, zona sul de São Paulo. As duas foram inauguradas no dia 17.
A reportagem informa que a pista azul é parte de um projeto piloto da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) para que alunos do colégio Madre Cabrini possam embarcar e desembarcar dos carros. Fica na rua com nome da escola e já é motivo de polêmica.
Pela faixa azul, que fica entre a ciclovia e a rua, os alunos podem caminhar até os veículos sem invadir nenhuma delas. Na pista vermelha, foi pintada uma faixa de pedestre.
Mas, conforme a Folha, pais e funcionários não aprovaram e fizeram até um abaixo-assinado, afirmando que a Prefeitura expõe as crianças ao risco de atropelamento pelas bicicletas e dificulta a passagem dos veículos.
Em nota ao jornal, a CET disse que explicou a medida à escola, treinou funcionários e distribuiu folhetos aos pais. “A sinalização foi adequada para embarque e desembarque com a implantação de área de segurança para os alunos, o que permitiu a passagem da ciclovia junto ao passeio.”