Um dos objetivos dos encontros do ministro das Cidades com o governador de São Paulo e com o prefeito da capital foi estabelecer uma relação direta entre as equipes técnicas para agilizar andamento de projetos.
À tarde, Kassab e equipe se reuniram com Haddad e representantes da Prefeitura de SP - Foto: Rômulo Penachio

À tarde, Kassab e equipe se reuniram com Haddad e representantes da Prefeitura de SP – Foto: Rômulo Penachio

O governador Geraldo Alckmin durante reunião com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab - Foto: Edson Lopes Jr/A2

O governador Geraldo Alckmin durante reunião com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab – Foto: Edson Lopes Jr/A2

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, esteve em São Paulo nesta quarta-feira (7) para reuniões com o governador Geraldo Alckmin e o prefeito da capital, Fernando Haddad, com objetivo confirmar projetos em andamento e definir agendas conjuntas.

Pela manhã, no Palácio dos Bandeirantes, Kassab e Alckmin, acompanhados de suas equipes, falaram do andamento dos projetos realizados atualmente no Estado em parceria com o Ministério das Cidades.

“Foi uma reunião de trabalho, para que as equipes ratificassem os projetos em andamento, definissem uma agenda conjunta e também para estabelecer uma relação direta entre as áreas técnicas do Ministério e do Governo do Estado, fundamental para que tenhamos celeridade em investimentos tão importantes no Estado, no campo da mobilidade, saneamento, habitação e desenvolvimento urbano”, destacou Kassab.

“Fizemos uma reunião de trabalho muito proveitosa. Temos várias parcerias, convênios e ações conjuntas em diversas áreas, como justiça, habitação, mobilidade e desenvolvimento urbano. Foi uma conversa positiva”, disse o governador.

Foram discutidas as obras de mobilidade do Metrô e CPTM, realizadas em parceria com o Governo Federal, obras de saneamento, que incluem o sistema São Lourenço, que trará água do Vale do Ribeira até a capital, além dos projetos de habitação realizados dentro do Minha Casa, Minha Vida.

O governador destacou quatro projetos de mobilidade que recebem investimentos do Orçamento Geral da União: a Linha 9 da CPTM, com duas novas estações na Zona Sul, Varginha e Mendes; a Linha 13 da CPTM, que vai até Guarulhos, as reformas e modernizações de 19 estações de trem; e o projeto de BRT do litoral sul do Estado; além dos financiamentos federais para as linhas de Metrô.

Ele ressaltou ainda oito obras de saneamento, como a interligação dos sistemas Jaguari e Atibainha, que pode ser incluído no PAC para agilizar o lançamento do edital de licitação; a interligação do Rio Pequeno com o reservatório Rio Grande, na Billings; os reservatórios da região de Campinas, Jaguariúna e Amparo, e suas interligações com os sistemas de abastecimento das cidades da região; e duas estações de tratamento de água de reuso (EPAR).

Durante a tarde, na sede da Prefeitura de São Paulo, na região central, a equipe do Ministério se reuniu com os representantes municipais.

“Nós passamos em revista o conjunto de obras. Temos o Programa Mananciais, iniciado pela gestão anterior e incluído na terceira fase do PAC, temos 11 frentes de obras de drenagem, em licenciamento e já com autorização da Caixa para concluir o processo de licitação, temos 150 quilômetros de corredores de ônibus, e temos as 55 mil unidades habitacionais para as quais já há terra disponível e o ministro Kassab reafirmou o compromisso de financiamento”, elencou Haddad.

“Estamos visitando governadores e prefeitos das capitais, e São Paulo tem um papel importante no desenvolvimento do país”, afirmou o ministro, após o encontro.

Na reunião, foram repassados com o prefeito as obras em andamento realizadas em parceria entre Ministério e administração municipal. São projetos de habitação, mobilidade drenagem e saneamento, que somam aproximadamente R$ 14 bilhões do Governo Federal.

Na próxima sexta-feira, Kassab se reunirá com o governador do Espirito Santo, Paulo Hartung, e com o prefeito da capital, Vitória, Luciano Rezende. Na semana que vem visitará o governador do Paraná, Beto Richa, e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.