Herculano Passos e Antonio Tuíze se reuniram em Brasília com a Secretária Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, Inês Magalhães; proposta prevê a construção de 600 unidades na cidade.
O deputado Herculano Passos, a ministra Inês e o prefeito Antonio Tuíze

O deputado Herculano Passos, a ministra Inês Magalhães e o prefeito Antonio Tuíze

O prefeito de Itu, Antonio Tuíze, e o deputado federal Herculano Passos, ambos do PSD-SP, estiveram juntos em Brasília em uma audiência nesta quarta-feira (8) com a Secretária Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, Inês Magalhães. O tema da reunião: a construção de mais 600 unidades do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) na cidade.

Serão 600 apartamentos de 50m², distribuídos em 36 blocos de quatro andares e quatro apartamentos por andar. O projeto começou há cerca de cinco anos, quando o deputado Herculano Passos era prefeito do município. “O público alvo são pessoas que vivem em áreas de risco. E um percentual destas unidades será destinado a idosos e deficientes”, explicou Passos.

Segundo Antonio Tuíze, todos os documentos necessários para a realização do projeto já foram encaminhados e estão em conformidade. “O terreno é público, a Caixa Econômica Federal inclusive já fez o chamamento público e já existe também uma empresa interessada em realizar a obra. Falta só assinar o convênio”, explicou.

A secretária Inês explicou que o ministério está aguardando a definição do orçamento da Pasta para este ano para definir quantas unidades do Minha Casa Minha Vida serão contratadas. “Daremos preferência para os municípios onde o terreno é público, como é o caso de Itu, porque o desembolso será menor neste ano, que é um ano economicamente mais difícil”, disse. Ela acredita que haja uma definição até o mês de maio.

Em Itu existem seis mil famílias cadastradas na Secretaria de Habitação para a aquisição de moradia pelo MCMV. Os beneficiados obedecerão aos critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades e da Prefeitura Municipal.