Ao lado do ministro Gilberto Kassab, a presidente Dilma Rousseff participou em Indaiatuba (SP) da cerimônia de entrega simultânea de 7.840 moradias em cinco Estados.
Indaiatuba - Dilma e Kassab

A presidente Dilma Rousseff ao lado do ministro Gilberto Kassab: “Fizemos um esforço imenso para manter o Minha Casa Minha Vida”.

 

Ao lado da presidente Dilma Rousseff, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participou nesta quarta-feira (3), em Indaiatuba, na região de Campinas, interior de São Paulo, da cerimônia de entrega simultânea de 7.840 unidades do programa Minha Casa Minha Vida, em cinco Estados. Além de Indaiatuba, Jundiaí e Itu, no interior paulista, foram entregues moradias também em cidades dos Estados do Paraná, Bahia, Maranhão e Ceará, onde estavam outros representantes do Governo Federal.

Em seu discurso, Dilma afirmou que não houve cortes nos programas sociais, comprometeu-se a entregar 6 milhões de casas até o final de sua gestão e afirmou que o Brasil vai provar que é capaz de vencer o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus zika, suspeito de  causar o aumento de casos de microcefalia no País.

“Vamos provar que esse País tem consciência e determinação para acabar com esse mosquito antes que ele comprometa as nossas crianças e as nossas grávidas”, disse. A presidente lembrou também que o governo brasileiro está em busca do desenvolvimento de uma vacina contra o zika em parceria com o governo dos Estados Unidos. “Nós vamos buscar de qualquer jeito desenvolver essa vacina”, disse.

A presidente disse ainda que, apesar das dificuldades econômicas do País, o governo entregou 1.220 casas por dia em 2015, e que falta entregar 1,6 milhão de casas já contratadas pela segunda fase do programa.

Dilma lembrou que “o Brasil passa por dificuldades e nós temos feito um imenso esforço para voltar a crescer. Mas eu quero dizer que nós, de maneira alguma, cortamos programas sociais. Nós fizemos um esforço imenso para manter o Minha Casa Minha Vida”.

A presidente entregou 7.840 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida por meio de transmissão simultânea em nove cidades de cinco Estados. Foram beneficiadas 31 mil pessoas em Itu (SP), Indaiatuba (SP), Jundiaí (SP), Salvador (BA), Camaçari (BA), Luiz Eduardo Magalhães (BA), Caucaia (CE), Timon (MA) e Campo Mourão (PR).

Os empreendimentos são destinados a famílias com renda de até R$ 1,6 mil. Dilma falou de Indaiatuba, onde foram entregues 2.048 casas populares, com investimentos de R$ 194,9 milhões.

A presidente informou ainda que o Governo Federal está fechando a terceira edição do MCMV, para construir em torno de 2 milhões de residências até 2018. “Até 2018 serão entregues ao todo mais de 6 milhões (de moradias) no Minha Casa, Minha Vida”, disse, somando às 2 milhões de casas projetadas às cerca de 4 milhões de residências que já foram passadas para a população. “Fizemos um esforço imenso para manter o Minha Casa Minha Vida e o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)”, reiterou Dilma.