![IMG_6284](https://psd-sp.org.br/wp-content/uploads/2023/02/IMG_6284-scaled.jpg)
Mandic apoiou a ideia de o poder público atuar como fomentador do desenvolvimento de novas ferramentas online para melhorar a gestão pública.
São muitos os exemplos de ideias simples que, com a ajuda de ferramentas da internet, podem ser implantadas na gestão pública de modo a melhorar a vida dos cidadãos, reduzindo custos e dando agilidade aos serviços. Essa foi uma das conclusões do debate realizado na noite de quinta-feira (9), durante o 23º Encontro Democrático, que reuniu na sede do Espaço Democrático – a fundação do PSD para estudos e formação política – o empresário Aleksandar Mandic e o pré-candidato do partido à Prefeitura de São Paulo, vereador Andrea Matarazzo.
Com o tema “Tecnologia: o cidadão prefeito”, o evento teve a participação de mais de 100 pessoas, entre interessados no assunto, lideranças políticas como a coordenadora do PSD Mulher, Alda Marco Antonio, e pré-candidatos do partido a vereador e prefeitos de outras cidades do Estado, a exemplo de Carlos Eduardo Karan, de Praia Grande, na Baixada Santista.
Veja no vídeo como foi o encontro
Mandic, o palestrante desta quinta-feira, é um dos maiores empreendedores brasileiros e coordenador do Conselho Temático de Inteligência e Mídias Digitais do Espaço Democrático. Pioneiro na área de tecnologia da informação, foi um dos primeiros a prover, comercialmente, o acesso à internet no País. Em 2013, inovou mais uma vez ao lançar o primeiro aplicativo nacional para compartilhamento de senhas de redes wi-fi, o Mandic magiC.
O 23º Encontro Democrático, mediado pelo jornalista Sérgio Rondino, foi aberto pelo vereador Andrea Matarazzo, para quem o gestor público não precisa recorrer a propostas futurísticas, de difícil implementação, se realmente estiver interessado em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Citando sua experiência na Prefeitura de São Paulo, em cargos como o de subprefeito da Sé ou de secretário de Coordenação das Subprefeituras, lembrou iniciativas suas como a de criar um endereço no Twitter para receber queixas e sugestões da população. “Foi um sucesso imediato. Em menos de 2 semanas já tínhamos mais de 30 mil seguidores e foi impressionante ver como a população é gentil e colaborativa quanto tem oportunidade de contribuir”, disse.
![Andrea Matarazzo: “Precisamos modernizar a Prefeitura e empoderar o cidadão”](https://psd-sp.org.br/wp-content/uploads/2023/02/IMG_6242-scaled.jpg)
Andrea Matarazzo: “Precisamos modernizar a Prefeitura e empoderar o cidadão”
Lembrou que equipamentos como os smartphones, hoje acessíveis a 70% da população, podem economizar tempo, dinheiro e reduzir o desconforto dos cidadãos, por exemplo na hora de buscar atendimento nos serviços das Prefeituras, seja na área da saúde – com o agendamento on-line –, seja na manutenção de ruas, com a comunicação imediata de problemas aos órgãos responsáveis. “Precisamos modernizar a Prefeitura e empoderar o cidadão”, alertou, lembrando “que o melhor fiscal da cidade é o cidadão”.
Para isso, sugeriu, o poder público deve estimular o desenvolvimento de serviços on-line, aumentando da oferta de wi-fi em espaços públicos – inclusive por meio de parcerias com o setor privado – e atuando como fomentador do desenvolvimento de aplicativos que facilitem e agilizem o acesso da população aos serviços da Prefeitura.
Mandic, por sua vez, lembrou que “é difícil melhorar uma coisa que funciona bem, mas algo que funciona mal é uma delícia para quem quer avançar, fazer um mundo melhor com ferramentas que já existem e estão à disposição de todos”. Ele apoiou a ideia de o poder público atuar como fomentador do desenvolvimento de novas ferramentas online para melhorar a gestão pública.
Segundo disse, com o grande número de smartphones hoje existentes na cidade, não é preciso, por exemplo, investir na estrutura para monitorar o trânsito, uma vez que é possível ter acesso imediato as informações sobre congestionamentos e problemas nas ruas com base nos dados coletados pelos celulares e que hoje já são usados por muitos aplicativos. “Então, não precisamos inventar a roda, não é preciso nem mesmo que a Prefeitura faça isso, é o próprio cidadão que pode fazer, se for estimulado pelo poder público a desenvolver ferramentas que o ajudem a ter melhor acesso aos serviços”, afirmou, concluindo: “A Prefeitura tem que incentivar, o resto é com a gente”.
No vídeo abaixo, Carlos Eduardo Karan, pré-candidato do PSD à prefeitura de Praia Grande (SP), comenta o encontro.