O vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe (PSD), lançou o projeto A Calçada é Extensão do Lar, que visa conscientizar a comunidade sobre a manutenção dos espaços públicos e o entorno das unidades de ensino do município. O lançamento ocorreu na Escola Estadual Professor Isaac Grinberg, no distrito Brás Cubas.
Cerca de 40 alunos envolveram-se com as atividades do projeto. Um grupo conversou com moradores, em um trabalho de conscientização, enquanto outro dedicou-se à varrição e pintura de guias. A Prefeitura disponibilizou o material utilizado e deslocou equipes de apoio. “Temos o hábito de cobrar muito dos outros, porém poucas vezes paramos para questionar o que nós estamos fazendo para melhorar a nossa vida e a daqueles que estão ao nosso redor. Quando paramos para limpar a nossa casa ou a nossa escola, estamos contribuindo e também valorizando o trabalho daqueles que todos os dias fazem esse serviço”, afirma Abe.
Ele ressalta que, anualmente, a administração municipal gasta, em média, R$ 10 milhões com serviços de limpeza. “Isso é uma obrigação da Prefeitura, porém, se todo mundo contribuísse cuidando da limpeza da sua calçada, por exemplo, já teríamos uma economia e esses recursos poderiam ser aplicados em outras coisas, como a construção de mais escolas”, exemplifica o vice-prefeito.
Os estudantes demonstraram engajamento e elogiaram o projeto. “Vamos batendo de porta em porta, levando esta mensagem e tentando contagiar os vizinhos, pois coisas boas também influenciam”, destaca o aluno do segundo ano do Ensino Médio, Mateus Oliveira Gomes.
Programação – O projeto A Calçada é a Extensão do Lar terá continuidade nos próximos dias nas seguintes escolas estaduais: Frei Thimoteo Van Den Broeck, Galdino Pinheiro Franco, Professora Helena Urbano Nagib, Claudio Abrahão e Paulo de Oliveira Mello. Em todas as unidades, além do empenho dos alunos, equipes da Prefeitura executarão serviços de capinação e aplicação de cal nas guias, raspagem de sarjetas, recolocação de lixeiras e revitalização da sinalização de solo.