Quinze escolas de Limeira e suas respectivas comunidades serão beneficiadas imediatamente pela parceria entre a gestão do prefeito Mario Botion (PSD) e a empresa Votorantim Cimentos. O projeto, anunciado no início de março por Botion, é de alta relevância para a área educacional do município de 300 mil habitantes, na região central do Estado de São Paulo.
De acordo com o prefeito, “é uma ótima notícia para o setor educacional do município, resultado de uma bela parceria com esse importante grupo da iniciativa privada”.
O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) tem duas âncoras para consolidação. Uma delas é o apoio a gestão educacional desenvolvido pelo município; a segunda é o de mobilização social. “São ações voltadas à gestão, mas também com um olhar permanente na comunidade”, explica Elyda Tavares, analista de responsabilidade social do Sudeste da Votorantim Cimentos.
O projeto da Votorantim está completando 10 anos. São 103 municípios que estão integrados ao programa. Limeira e mais três municípios do Estado de São Paulo estão celebrando agora a parceria. Segundo Elyda, em março será desenvolvida uma primeira etapa, quando técnicos e educadores da Votorantim farão o diagnóstico da rede municipal de ensino juntamente com os técnicos da Secretaria de Educação. “Pelos contatos com o secretário, fiquei bastante impressionada com os resultados e o trabalho já desenvolvido”, observa.
Em Limeira, o PVE vai atuar diretamente em 15 escolas e suas respectivas comunidades. Porém, conforme explica o secretário de Educação, André de Francesco, esse número será multiplicado para toda a rede com a formação de mais quatro grupos que estão sendo preparados na Secretaria. “Estamos envolvidos completamente com o projeto, teremos ganhos com a capacitação e treinamento de nossos gestores e também no envolvimento e mobilização da sociedade”, observa.