O empreendedorismo, a criatividade, a pesquisa tecnológica e o incentivo à qualificação profissional são as principais bandeiras políticas do administrador de empresas Thiago Moya, de 29 anos, uma das jovens lideranças do PSD de São Paulo. Fundador e CEO da BluePen, empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos para celulares, ele é pré-candidato a deputado estadual pelo partido e pretende atuar na Assembleia Legislativa com o mesmo entusiasmo e espírito inovador que marcam sua trajetória profissional.
“Quero defender projetos que incentivem a capacitação de mão de obra e facilitem para o empreendedor a abertura de empresas”, garante Moya.
O pré-candidato acredita que é fundamental a criação de políticas públicas que diminuam os custos do acesso à tecnologia. Isso permitiria que a população de baixa renda tivesse mais facilidade para criar startups (empresas em fase inicial, que desenvolvem produtos ou serviços inovadores e têm potencial de rápido crescimento).
“As startups estão concentradas nas classes A e B, mas devem ser algo para todo mundo. Muitas ideias de aplicativos, as melhores, vieram do público que não tem acesso à tecnologia. Se esse pessoal conseguir fazer por conta própria uma programação, se conseguir criar a própria empresa, tenho certeza de que vão surgir muitos Facebooks aqui no Brasil, ainda mais em São Paulo”, frisa o pré-candidato.
Criada há cerca de sete anos, a BluePen já desenvolveu 87 aplicativos, que somam 25 milhões de usuários. O primeiro grande projeto da empresa foi o aplicativo criado para uma rádio voltada ao público jovem, que teve um milhão de downloads.
Outros destaques são o Troca Fácil, que permite aos usuários trocarem produtos, e o WebGados, que, além de ser pioneiro na comercialização de animais, possibilita a compra e venda de equipamentos agrícolas e propriedades rurais.
PSD
Moya conta que escolheu o PSD porque a sigla valoriza a participação dos jovens e entende o papel fundamental da tecnologia no mundo contemporâneo. “O (Gilberto) Kassab é o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o partido abraça essas causas, não as descarta”.
Atualmente, ele está trabalhando na criação do aplicativo Você na Política, que promoverá enquetes e debates. “O que a gente vê sempre na televisão são as coisas ruins da política. Mas deveríamos abraçar a política como algo que nos atinge diretamente. Se não participarmos para tentar mudar, isso não mudará nunca”, explica o pré-candidato.