O Departamento de Água e Esgoto de Bauru (DAE) concluiu nesta terça-feira (15), na região do Jardim Bela Vista, a interligação de redes de abastecimento de água no primeiro setor contemplado pelo projeto da autarquia. Inédita na história do DAE, que completa 56 anos em dezembro, a setorização beneficiará cerca de 24 mil moradores de 18 bairros do município, administrado pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD), e visa diminuir o índice de perdas na distribuição de água.
O projeto integra o Plano Diretor de Água (PDA) e contemplará cinco setores. Com a entrada em operação do primeiro setor, a água deixará de ser bombeada para o reservatório elevado, o que possibilitará uma redução de, aproximadamente, 20% no consumo de energia na unidade Bela Vista. Ao final da implantação nos setores, esse índice chegará a 80%.
Outra vantagem é a redução na pressão da água na tubulação, o que possibilitará a diminuição dos vazamentos. Ao todo, serão quatro quilômetros de tubulação, além de registros, interligações e outros equipamentos. O custo estimado no PDA com a contratação de serviços é de cerca de R$ 2 milhões, mas, com a utilização de mão de obra da autarquia, o valor caiu pela metade.
Nesta terça-feira, os técnicos do Departamento trabalharam na Rua Vitória, entre os quarteirões 5 e 12, realizando as interligações dos ramais secundários à rede mestre, recém-implantada, com 800 metros de tubulações e diâmetros de quatro e seis polegadas. Durante os trabalhos, o trânsito ficou interditado nesse trecho e o fornecimento de água foi suspenso.
“Quando houver necessidade de se fazer uma manutenção de rede, será desligada a água apenas daquele setor e não no bairro inteiro, como ocorre hoje”, ressaltou o presidente do DAE Eric Fabris.