Em mais uma ação para humanizar o atendimento médico oferecido aos moradores de Ourinhos, município de cerca de 112 mil habitantes do interior paulista, a gestão do prefeito Lucas Pocay (PSD) lançou o projeto Remédio em Casa. A partir de setembro, pacientes acamados que são atendidos por cinco postos do Programa Saúde da Família (PSF) começarão a receber em suas residências, todos os meses, medicamentos para o tratamento de hipertensão e diabetes.
“O programa não se aplica a medicamentos de alto custo ou da farmácia popular. Esse projeto-piloto será bem conduzido e analisado porque a intenção é estendê-lo para outras unidades”, explicou a secretária municipal de Saúde, Cássia Palhas.
O prefeito destacou que o Remédio em Casa dará “mais conforto e dignidade” aos pacientes e elencou outras realizações na área da saúde promovidas por sua gestão, como o Pronto Atendimento da Cohab, que funciona 24 horas, e a ampliação até as 23h do horário de funcionamento do Posto de Saúde I, o Postão.
Outras iniciativas importantes da gestão de Pocay são os projetos Mais Medicamentos, que oferece 130 tipos de remédios para a população, e o Zerando a Fila das Cirurgias Eletivas, com 350 pacientes atendidos e outros 250 aguardando procedimentos já autorizados. “Vamos também zerar a fila de cinco mil pessoas que aguardam por um exame de ultrassom”, garantiu o prefeito.