Prefeita Gracinha Ferreira (PSD) vai solicitar que Governo do Estado disponibilize leitos para vítimas da doença no litoral Norte paulista

 

A prefeita Gracinha Ferreira

 

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha (PSD), vai solicitar ao Governo do Estado a inauguração dos 40 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Regional do Litoral Norte, construído na cidade vizinha de Caraguatatuba, para o atendimento de eventuais casos do novo coronavírus. A prefeita acredita que a reivindicação pode ser atendida porque, em janeiro último, prefeitos e autoridades da região foram informados por representantes do governo estadual e da Organização Social de Saúde (OSS) Instituto Sócrates Guanaes, responsável pela gestão da unidade, que o hospital já funcionaria a partir de março.

Até esta segunda-feira (16), de acordo com dados divulgados pelas prefeituras da região, o litoral Norte contava com 16 casos suspeitos da doença: nove em Caraguatatuba, dois em Ubatuba e outros dois em São Sebastião. Ilhabela, que tem população estimada em 34 mil habitantes, registrou três casos suspeitos.

A obra do hospital já foi concluída, os equipamentos estão sendo comprados e os funcionários serão contratados por processo seletivo realizado pela OSS. “É um hospital muito importante para a população da nossa região, que até hoje busca atendimento em cidades do Vale do Paraíba, como São José dos Campos, Taubaté e Jacareí. O hospital vai permitir melhorar ainda mais a qualidade do atendimento da nossa população do litoral Norte”, ressaltou Gracinha Ferreira.

Na sexta-feira (13), a prefeita reuniu secretários municipais, vereadores, representantes do Departamento de Estrada de Rodagem (Dersa), do Conselho Municipal de Turismo e da Associação Comercial para debater um novo plano de ações contra a Covid-19. Além da suspensão de grandes eventos, o plano incluirá a formação de equipes de orientação para pedestres e turistas, abordagens na balsa com áudio explicativo sobre a prevenção à doença e display com álcool em gel para os passageiros.

“A doença tem se alastrado pelo mundo rapidamente e precisamos nos unir para garantir que as ações sejam efetivas”, destacou a prefeita.

Desde janeiro, Gracinha adotou diversas medidas para o combate à Covid-19 no município. Entre as iniciativas estão a criação de grupo de trabalho para o monitoramento epidemiológico na cidade e ações de capacitação de profissionais da área da saúde para que possam efetuar o diagnóstico precoce.