Para garantir o diagnóstico precoce de Covid-19 e reduzir os casos graves de internações por Síndrome Respiratória Aguda, a gestão do prefeito de Votuporanga, João Dado (PSD), investe no monitoramento, por telefone, de idosos e pessoas acamadas de todas as regiões do município do interior paulista. O serviço é executado pela Central de Atendimento, unidade estruturada em uma sala no Centro do Empreendedor, que fará ligações para 17,5 mil moradores.
Além de evitar que os pacientes tenham de se dirigir a uma unidade de saúde, o que reduz os riscos de infecção pelo novo coronavírus, o projeto acolhe os que estão em situação de vulnerabilidade social. A Central também oferece auxílio aos que sofrem de depressão ou apresentam outros transtornos psicológicos.
A unidade já entrou em contato com 2.069 pessoas cadastradas em cinco unidades de saúde. Desse total, 98,9% dos pacientes estão assintomáticos.
O projeto passou por uma fase de testes, entre 22 e 24 de março, no Consultório Municipal Dr. Jamilo Elias Zeitune, no bairro Vila Paes. Nesse período foram feitas ligações telefônicas para 1.186 idosos e acamados, que já são atendidos pela unidade de saúde local.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde dividiu os pacientes entre os que apresentavam sintomas de infecção pelo coronavírus e os assintomáticos. A evolução dos sintomas foi monitorada durante os três dias de trabalho.
Após o encerramento da fase de testes, a Prefeitura verificou que 94% dos munícipes assistidos não eram sintomáticos. Outros 6,24% apresentavam sintomas como tosse, coriza, febre e falta de ar. Entre os pacientes sintomáticos, um precisou ser atendido por uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu).
Desde o início do monitoramento, o índice de idosos sintomáticos da unidade de saúde do bairro Vila Paes caiu para 0,57%. “Essa redução repercute diretamente no número de internados na Santa Casa. Esse é o grande valor do trabalho de todos os que participam desse projeto. Vamos evitar que as pessoas sintomáticas evoluam para quadros mais graves da doença e evitar internações e transmissões para outras pessoas”, afirmou o prefeito.
Gerente da unidade do bairro Vila Paes, o enfermeiro Fernando Rodrigo Guerche destacou a importância da iniciativa da Prefeitura. “O serviço é de prevenção. Quando focamos um grupo prioritário como este, formado por pessoas com mais de 60 anos e acamados, atingimos também a família dessas pessoas. Se temos 17,5 mil idosos, provavelmente atingiremos um público de 50 a 60 mil pessoas levando as orientações.”
Casos