Pré-candidato à reeleição, prefeito do PSD pretende preservar as conquistas do município do interior paulista em setores como saúde e infraestrutura, além de promover a geração de empregos

 

O prefeito Caio Aoqui garantiu que pretende estimular ainda mais a geração de empregos em um eventual segundo mandato.

 

Reconhecido pela eficiência no combate à dengue e os investimentos na zeladoria urbana e na infraestrutura em Tupã — município do interior paulista com população estimada em 65 mil habitantes — o prefeito Caio Aoqui (PSD) anunciou sua pré-candidatura à reeleição. O anúncio foi feito durante entrevista transmitida simultaneamente por duas rádios e um portal de notícias da cidade.

Além do setor de saúde, que continuará recebendo atenção especial de sua administração, Aoqui garantiu que pretende estimular ainda mais a geração de empregos em um eventual segundo mandato. A implantação de um quarto distrito industrial, o apoio ao agronegócio, o incentivo à instalação de empresas e o desenvolvimento de projetos tecnológicos serão prioridades.

“Tupã tem condições de ser um polo tecnológico. Temos que dar mais oportunidades aos nossos jovens e crianças para que a gente possa ter mão de obra qualificada.Temos um projeto de ampliação da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a solicitação de novos cursos”, afirmou Aoqui.

O prefeito também falou sobre os desafios que enfrentou ao assumir o cargo, em maio de 2019, após a cassação de José Ricardo Raymundo, motivada principalmente pela omissão do poder público diante da epidemia de dengue. Aos 28 anos, Aoqui tornou-se o mais jovem político a assumir a Prefeitura de Tupã.

“A cidade estava em uma situação realmente difícil, com a maior crise política de sua história. Tínhamos uma calamidade na questão da dengue, com mais de seis mil casos, obras paralisadas e ruas intransitáveis. Naquele momento, preguei a união e o consenso para estabilizar a situação e construir uma nova história para Tupã”, explicou o prefeito.

Segundo Aoqui, que foi responsável pela reabertura do Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia, “se compararmos o número de casos de dengue deste ano com o do ano passado, veremos uma redução de mais de 90%” e não houve registro de morte provocada pela doença no município.

Ele destacou, ainda, a conclusão de obras como o Parque Ecológico, o Teatro Municipal e o Ginásio de Esportes João Firmo.

Trajetória

O interesse de Aoqui pela política começou na infância. Ele participou do Programa Parlamento Jovem, promovido pela Câmara de Tupã, e exerceu dois mandatos de vereador mirim. Engajado em causas sociais, participou do movimento estudantil e atuou em entidades como Ordem DeMolay, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Diretório Acadêmico das Faculdades FACCAT, Interact Club, Rotaract e Rotary Club.

Em 2012, foi eleito vereador com 1.099 votos, a segunda maior votação entre os concorrentes ao Legislativo. Na gestão de Raymundo, além de vice-prefeito, foi secretário de Turismo.

“Sempre gostei da boa política. A gente sabe que a política é a melhor forma para transformar as vidas das pessoas, é como a gente pode realmente ajudar a nossa sociedade”, frisou o prefeito.