O PSD Mulher do Estado de São Paulo iniciou nesta quarta-feira (18) o ciclo de palestras e debates online Mulheres e os Desafios nas Cidades. A iniciativa representa mais um investimento do núcleo feminino na qualificação de militantes e tem como objetivo começar a preparação para a disputa das eleições em 2022. A saúde […]

A médica Sylmara Berger falou sobre a importância do SUS e dos programas ligados à atenção básica.

O PSD Mulher do Estado de São Paulo iniciou nesta quarta-feira (18) o ciclo de palestras e debates online Mulheres e os Desafios nas Cidades. A iniciativa representa mais um investimento do núcleo feminino na qualificação de militantes e tem como objetivo começar a preparação para a disputa das eleições em 2022. A saúde pública foi o tema escolhido para o primeiro encontro virtual, que teve como palestrante a médica Sylmara Berger.

“Nosso objetivo é preparar as mulheres que militam no partido para que tenham um cabedal de conhecimento e cheguem em 2022 mais fortes e preparadas. A luta que temos de travar com os homens não é brincadeira. Não vamos esperar a véspera de 2022”, explicou a coordenadora do PSD Mulher Nacional, Alda Marco Antonio.

Ginecologista com especialização em Gestão de Emergência em Saúde Pública e pós-graduação na área, Sylmara falou sobre a importância do SUS e dos programas ligados à atenção básica. “Por mais que seja criticado, a gente tem um sistema que garante a saúde da população”, afirmou a palestrante.

Para que as lideranças possam contribuir efetivamente na elaboração de políticas para o setor, Sylmara sugeriu que estudem as demandas médicas específicas da localidade em que atuam. “É preciso conhecer as necessidades da população e entender os projetos que o município necessita. Muitas vezes, as ideias são maravilhosas, mas não cabem no município. Não são projetos factíveis e as pessoas não enxergam naquele legislador um parceiro”, explicou a palestrante, que é assessora do gabinete da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

A palestra contou, ainda, com a participação da vice-coordenadora do núcleo feminino, Adriana Flosi, e da secretária do PSD Mulher Nacional, Ivani Boscolo. A organização do evento ficou por conta da filósofa e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Jacira Vieira de Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão.

Programação

O próximo evento da série Mulheres e os Desafios nas Cidades será realizado nesta sexta-feira, às 16h, e terá como tema a violência contra a mulher. Os encontros virtuais prosseguem até 11 de dezembro, sempre às quartas e sextas-feiras, no mesmo horário. A programação contará com palestras sobre os seguintes temas: habitação, segurança, transporte público, trabalho, educação e balanço das eleições.