Em Itupeva, cidade de 62 mil habitantes do interior paulista, os alunos de 12 creches municipais iniciaram nesta segunda-feira (1º) o retorno às atividades presenciais. Para evitar a disseminação da covid-19 e proteger as crianças, com idades entre seis meses e 3 anos e 11 meses, a gestão do prefeito Marcão Marchi (PSD) adotou todas as medidas de segurança necessárias. Além disso, as unidades vão receber até 35% dos alunos.
“Voltamos! Com alegria, o carinho de sempre e muito cuidado. As atividades das creches em Itupeva retornaram de maneira gradual e não obrigatória”, comemorou o prefeito em mensagem postada nas redes sociais.
Um exemplo da preocupação da gestão com o retorno das crianças é o trabalho desenvolvido na creche Guanabara, localizada no Jardim Primavera. Segundo a diretora da unidade de ensino, Silvia Aparecida Machado de Oliveira, a participação da família é essencial na readaptação dos alunos ao ambiente escolar. ”Trata-se de um processo gradativo, em que os pais ou responsáveis têm uma importância fundamental. Todo esse retorno está sendo realizado com toda segurança, seguindo os protocolos sanitários, com respeito aos familiares, alunos e toda equipe de funcionários da creche.”
A educadora Adriele Marinho disse que os profissionais também precisaram se adaptar aos procedimentos de segurança. “Iniciei o trabalho nesta segunda-feira usando avental, face shield, máscara de proteção facial e álcool em gel. Passei por aferição de temperatura, tapete desinfetante, ou seja, tudo muito novo, que causa estranheza a nós e às crianças. Mas é necessário neste momento, é uma fase de adaptação. Acredito que logo isso se tornará uma rotina.”
O secretário municipal de Educação, Fábio José de Andrade, enfatizou que o retorno das aulas presenciais nas creches está sendo marcado por muita responsabilidade. ”O acolhimento é extremamente necessário neste momento, principalmente das crianças que estão iniciando a vida escolar. A creche é o passo inicial para o desenvolvimento integral da criança.”