Operação realizada no último fim de semana pela gestão do prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, autuou 35 estabelecimentos do município da Região Metropolitana de São Paulo por descumprirem as determinações da fase vermelha do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado. A fiscalização contou com equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal e da Polícia Militar. No sábado e no domingo (dias 6 e 7), em que apenas serviços essenciais podiam oferecer atendimento presencial, foram autuados 24 estabelecimentos, entre bares, adegas, restaurantes, salões de cabeleireiro, academias e lojas de roupas.
Na sexta-feira (5), 11 estabelecimentos já tinham sido autuados por funcionarem fora do horário permitido. De acordo com a secretaria, a multa para os infratores é de R$1.174,01. Em caso de reincidência, o valor é dobrado. “Estamos vivendo um dos momentos mais críticos desta pandemia. Não podemos admitir que alguns grupos descumpram as regras, que têm como principal objetivo preservar a vida da população. Não gostaríamos de punir ninguém, mas as forças de segurança agirão com a energia necessária para evitar aglomerações, tanto em áreas comerciais como em atividades clandestinas”, destacou o prefeito.
O trabalho de fiscalização ocorreu nos seguintes bairros: Jardim Presidente Dutra, Bonsucesso, Jardim Ponte Alta, Jardim Cumbica, Conjunto Paes de Barros, Jardim Lenize, Pimentas, Conjunto Marcos Freire, Cidade Seródio, Jardim Bom Clima e no Centro. Durante a operação, os fiscais percorreram as principais avenidas, que geralmente concentram o comércio local, e as ruas adjacentes.
“Montamos uma operação em que as equipes de fiscais foram para diversos bairros ao mesmo tempo. Pudemos observar que a maioria dos comerciantes estava consciente das determinações e respeitando as orientações. Vimos muitos que estavam trabalhando apenas com entrega e retirada, sem atendimento presencial dentro do espaço físico dos locais”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Bruno Gersósimo.
Casos
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Guarulhos no último dia 26, a cidade, com população estimada em 1,4 milhão de habitantes, já registrou 46.258 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Desse total, cerca de 94% dos pacientes foram curados e 2.057 morreram em função da doença.