Redação: Scriptum
A gestão do prefeito de Jaú, Ivan Cassaro (PSD), abriu as inscrições para o programa Sonhos de Criança, que vai oferecer atividades educacionais, apoio psicológico e atendimento médico para filhos de mulheres vítimas de violência doméstica assistidas pela Casa da Mulher Jauense. O projeto começa no próximo dia 7 e tem como público-alvo crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.
De acordo com a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Cândida Ferreira, criadora do programa, a iniciativa tem como objetivo promover um acolhimento humanista e profissional aos atendidos. Além disso, pretende interromper o ciclo de agressões para que as vítimas não reproduzam comportamentos violentos.
O programa já recebeu elogios da ativista Maria da Penha, referência no movimento em defesa dos direitos das mulheres que inspirou a criação da lei de combate à violência doméstica no País. “Originalmente, era um projeto restrito à intervenção psicossocial. Mas o envolvimento com esse público revelou que era imprescindível ampliarmos os serviços. Como o enfrentamento à violência é uma chaga social multifacetada e dinâmica, o objetivo é mantermos o planejamento sempre alinhado àquilo que o momento exige”, explica a secretária.