Prefeita Capitã Lucimara (PSD) cumpriu compromisso assumido em seu plano de governo e quitou débito de R$ 4,5 milhões deixado por gestões anteriores

A prefeita Capitã Lucimara: “Estamos dando um passo para que possamos voltar a atender cirurgias eletivas”

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valinhos

A gestão da prefeita Capitã Lucimara (PSD) pagou a dívida de R$ 4,5 milhões da administração municipal com a Santa Casa de Valinhos. O débito foi herdado de governos anteriores, que deixaram de pagar por serviços prestados pela unidade de saúde na cidade de 133 mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas (RMC), no interior do Estado de São Paulo. “Esse era um compromisso do nosso plano de governo: cumprir as questões financeiras relacionadas aos serviços realizados, incluindo débitos de gestões anteriores que estavam abertos desde 2016, de modo profissional, legal e com a rapidez que a saúde necessita”, afirma Lucimara.

A Prefeitura também negocia um novo convênio com a Santa Casa para que a unidade volte a realizar cirurgias eletivas de média complexidade. A parceria vai ajudar moradores que necessitam do procedimento e atualmente precisam se deslocar para outras cidades. “Estamos dando um passo a mais na relação de proximidade com a Santa Casa para que possamos voltar a atender cirurgias eletivas, que não são realizadas no município desde 2017, com preço de mercado”, destaca Lucimara.

O secretário municipal de Saúde, Gabriel Signorelli, ressaltou que a parceria com a Santa Casa e a participação de Valinhos no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro) são iniciativas complementares. Segundo ele, o convênio com o hospital tem como objetivo evitar que as filas por atendimento médico aumentem, enquanto o Cismetro será acionado para atender às demandas represadas. “Na verdade, são duas ferramentas que, juntas, fazem com que a população receba uma saúde de qualidade e que atenda a todos”, explica Signorelli.