
O prefeito Marcão Marchi: “Temos investido em novas viaturas, armamento, sistema de monitoramento e, mais recentemente, o aumento do efetivo”
Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itupeva
Preocupada em garantir mais segurança à população de Itupeva — município de 64 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Marcão Marchi (PSD) contratou 25 agentes para a Guarda Civil Municipal (GCM). Eles foram incorporados por meio de concurso público à corporação, que passou a contar com 97 guardas.
Além de contratar agentes, a Prefeitura tem feito outros investimentos na segurança pública. “Temos investido em novas viaturas, armamento, equipamentos, ampliação do sistema de monitoramento e, mais recentemente, o aumento do efetivo”, destacou Marchi.
Os novos guardas estão passando por capacitação obrigatória, que deverá terminar em agosto. “Essa qualificação é requisito obrigatório para que a instituição mantenha o convênio com a Polícia Federal, possibilitando que a GCM esteja armada para exercer suas atribuições”, explicou o comandante da corporação, José Mario Pereira da Silva.
A capacitação tem sido feita com base na Matriz Curricular Nacional para Formação das Guardas Municipais, com suporte pedagógico da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS). Na pauta da capacitação, temas como legislação, defesa pessoal, habilitação para manuseio e porte de arma de fogo. “Assim que a fase de capacitação for concluída, os novos guardas atuarão em diversos segmentos dentro da instituição, como Ronda Escolar, Central de Operações e o Programa Guardiã Maria da Penha, de acordo com o perfil de cada um”, ressaltou o comandante.