Obra da gestão do prefeito Mario Botion (PSD), “Residência inclusiva” é a primeira unidade no município que reúne os serviços para esse público. Local vai acolher moradores com vínculos familiares fragilizados

O prefeito Mario Botion (à dir) participa do evento de inauguração do espaço

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Limeira

Em Limeira, município de 310 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo, o prefeito Mario Botion (PSD) inaugurou na segunda-feira (25) a primeira “residência inclusiva”, voltada exclusivamente ao acolhimento de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. O projeto será realizado no Jardim Ouro Verde, sob a gestão da Associação Pestalozzi de Sumaré, e vai atender moradores de 18 a 59 anos de idade, de ambos os sexos, com vínculos familiares fragilizados.

A entidade foi selecionada por meio de chamamento público feito pelo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom). “Esse é um serviço de alta complexidade que agora faz parte da rede de atendimento socioassistencial do município. Tenho a certeza de que vocês farão o melhor para acolher as pessoas que serão atendidas neste espaço”, afirmou o prefeito durante a inauguração.

O contrato com a Associação Pestalozzi é de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses. A prefeitura investiu no projeto cerca de R$ 1,2 milhão. Ao todo, a unidade contará com 22 profissionais, sendo 16 cuidadores. A casa oferece acessibilidade e tem cinco quartos, salas de estar e de jantar, cozinha, banheiros, área externa e ala administrativa.

O evento de inauguração contou com as participações da presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, e do chefe do Setor de Garantias de Direitos das Pessoas com Deficiência, Douglas Aparecido Antonio, além de representantes de conselhos municipais. “É um serviço de atendimento humanizado e de qualidade. Isso só foi possível porque temos um prefeito sensível às causas das pessoas com deficiência”, frisou Aucélia.

Ela esclareceu, ainda, que os encaminhamentos serão feitos pela rede socioassistencial do município. Após a indicação, cada caso passará por avaliação técnica das equipes do Ceprosom e da própria Pestalozzi.

O presidente da associação, Darcy Bortolotti, também destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é prestar um trabalho de excelência, queremos transformar esse local em um lar para as pessoas que já perderam os laços familiares.”