Para comemorar o aniversário de 100 anos da comunidade nipônica no município, a gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) revitalizou o tradicional monumento Torii, no Jardim Aquarius

 

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Campos

 

Em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa em São José dos Campos — município de 737 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) entregou no sábado (6) a revitalização do monumento Torii, na praça Riugi Kojima, no Jardim Aquarius. O trabalho incluiu reforço na estrutura do monumento, recuperação da pintura, iluminação com lâmpadas de LED e serviços de jardinagem.

Localizado na avenida Cassiano Ricardo, o Torii tem uma estrutura de aço com 56 toneladas, 17 metros de altura e 21 metros de largura. Simbolicamente, o monumento representa um portal espiritual.

Inaugurada em 2008, a praça recebeu o nome de Riugi Kojima em homenagem ao engenheiro que morreu no mesmo ano, quando exercia o segundo mandato consecutivo de vice-prefeito na cidade. A família Kojima foi homenageada durante o evento, que também contou com apresentações artísticas. “É muito importante esta união da colônia e de todos que ajudam a fazer a manutenção da praça e a deixá-la cada vez mais bonita”, afirmou a filha do homenageado, Luciana Kojima Vila Nova.