Trabalho iniciado pelo ex-prefeito Felicio Ramuth, candidato a vice-governador pelo PSD no Estado de São Paulo, reduziu os indicadores criminais no município do Vale do Paraíba

 

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Campos

 

Administrado pelo prefeito Anderson Farias (PSD), o município de São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, continua registrando quedas nos principais indicadores criminais. Entre janeiro e julho de 2016 e os sete primeiros meses deste ano, houve redução de cerca de 73% no número de roubos de veículos, que caiu de 493 para 133 ocorrências. Os dados foram divulgados na sexta-feira (26) pela Secretaria de Segurança Pública, do governo estadual.

De acordo com o levantamento, nos últimos cinco anos, o total de roubos em geral caiu de 2.445 para 870 casos, uma redução de 64,4%. O número de furtos de veículos teve diminuição de 47,6%, caindo de 1.308 ocorrências para 686.

Ainda segundo a secretaria, os homicídios recuaram 31% no mesmo período. Além disso, na comparação entre os meses de junho e julho deste ano, houve queda nesse tipo de crime. Nesse período, o número de registros caiu de 8 para 4.

Desde 2017, a cidade é administrada pelo PSD. Antes de Anderson Farias assumir o cargo, em abril último, o município foi governado por Felicio Ramuth, candidato a vice-governador do Estado na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Entre as principais iniciativas dos governos do PSD para o combate à criminalidade estão o programa São José Unida e a implantação do Centro de Segurança e Inteligência (CSI).

Apenas por meio de câmeras inteligentes do CSI, 326 pessoas já foram presas, inclusive foragidos da Justiça de diversas regiões do País. Ao todo, o sistema permitiu o registro de 826 ocorrências e a recuperação de 207 carros roubados ou furtados.