
Reunião foi a primeira realizada pelo grupo de gestores e contou com representantes dos 37 municípios participantes
Redação: Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Olímpia
O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha (PSD), foi eleito vice-presidente do Conselho da Região Metropolitana de São José do Rio Preto em encontro promovido nesta sexta-feira (2). A reunião foi a primeira realizada pelo grupo de gestores e contou com representantes dos 37 municípios participantes, que escolheram, por aclamação, os integrantes da mesa diretora do órgão.
Edinho Araújo (MDB), prefeito de São José do Rio Preto, cidade que sediou o encontro, foi eleito presidente do conselho. “Olímpia está ligada a Rio Preto e, com o apoio do Edinho, da Assembleia Legislativa e de todos vocês, conseguimos incluir nossa cidade e Severínia na Região Metropolitana. Com essa eleição, pretendo agregar tudo o que temos exercido em Olímpia, que é uma contribuição desenvolvimentista e ligada, principalmente, ao turismo. Precisamos mobilizar a iniciativa privada para o investimento de recursos, criando condições de forma integrada para o crescimento da região”, afirmou Fernando Cunha.
Ainda segundo o prefeito de Olímpia — município com população estimada pelo IBGE em 55 mil habitantes — o conselho vai valorizar os investimentos na indústria e em projetos de infraestrutura. “Vamos reforçar a necessidade de duplicação da rodovia Assis Chateaubriand, incentivar o uso das ferrovias para logística e transporte da produção e fortalecer a malha aeroviária. Olímpia caminha a passos largos para implantar o transporte de cargas. Por isso, espero poder contribuir com projetos concretos. Vamos nos empenhar ainda mais no desenvolvimento regional”, disse Fernando Cunha.
Plano
O evento marcou o início dos debates sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), documento que irá estabelecer diretrizes, projetos e ações para o desenvolvimento urbano das cidades. Entre os principais objetivos do órgão estão a redução das desigualdades e a melhoria das condições de vida na região, que tem cerca de 918 mil habitantes.
Para auxiliar na elaboração do plano, o governo estadual contratou a consultoria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A proposta do PDUI foi apresentada pelo coordenador dos estudos, Andrea Calabi. O encontrou dos prefeitos contou, ainda, com a presença dos secretários estaduais Rubens Cury (Desenvolvimento Regional) e Flávio Amary (Habitação).