Prefeita Capitã Lucimara (PSD) investe em ferramentas que agilizam os processos administrativos, melhoram o ensino público e facilitam o atendimento na rede municipal de saúde

A prefeita Capitã Lucimara

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valinhos

 

Instalação de internet com fibra ótica em todos os prédios públicos, compra de lousas digitais para as escolas municipais e adoção da tecnologia de hiperconvergência, que garante mais rapidez aos trâmites administrativos. Esses foram alguns dos avanços conquistados pela gestão da prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara (PSD), que trabalha para transformar o município de 133 mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, em uma “smart city”.

Uma das primeiras ações realizadas pela administração municipal nesse sentido foi a criação da Secretaria Municipal de Tecnologia e Qualidade. “A tecnologia é fundamental para o desenvolvimento da cidade como um todo, pois abre portas para o crescimento econômico e a geração de empregos e oportunidades, além de facilitar o trabalho dos servidores na prestação dos serviços, auxiliar nos processos, otimizar o tempo e garantir maior segurança de dados e informações”, explica a prefeita. Segundo Capitã Lucimara, “a gestão pública deve estar centrada em tecnologia, segurança, transparência e proximidade com o cidadão”.

A prefeita destacou, ainda, que a tecnologia de hiperconvergência possibilitou maior armazenamento e mais rapidez no processamento de dados administrativos, além da proteção contra ataques e redução de custos. Um backup que demorava 35 dias passou a ser feito em 20 minutos, por exemplo.

Mais investimentos

Para o setor educacional, a prefeitura comprou 130 “projetores inteligentes”, que permitem acesso à internet e têm teclados para a edição de documentos exibidos na projeção,13 lousas digitais interativas, 1.247 desktops e 692 notebooks.

Além disso, foram instalados computadores nas unidades de atendimento da rede municipal de saúde, que vão possibilitar a implantação do prontuário eletrônico para todos os pacientes. “A transformação digital não vai resolver nossos problemas imediatamente. Na verdade, ela é um processo contínuo que envolve a adoção de novas tecnologias e maneiras de trabalhar. A partir daí, poderemos caminhar para uma realidade ideal”, afirma o secretário municipal de Tecnologia e Qualidade, Fábio Medeiros.