Município da Grande São Paulo administrado pelo prefeito Rogério Franco (PSD) saltou da 87ª para a 17ª posição em ranking nacional elaborado pela consultoria Urban Systems

eEstudo mostrou um aumento de 3,38% no número de matrículas da educação básica em Cotia entre 2020 e 2021.

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cotia

 

Administrado pelo prefeito Rogério Franco (PSD), o município de Cotia, na Grande São Paulo, avançou 70 posições na avaliação do setor educacional feita pela consultoria Urban Systems. A informação consta no estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios Edição 2022, publicado pela revista Exame, que reuniu informações sobre 326 municípios brasileiros com mais de 100 mil moradores.

Cotia, com população estimada pelo IBGE em 257 mil habitantes, aparece na 17ª posição nacional. No levantamento anterior, divulgado em 2021, o município obteve o 87º lugar. “Estudos como esse, que reúnem indicadores de órgãos oficiais, auxiliam o poder público a fazer uma leitura de todas as áreas e traçar projetos, investir em melhorias, ampliação e continuidade de ações. É muito bom recebermos resultados mostrando avanço em uma área fundamental como a educação”, afirma Rogério Franco.

Baseado em informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estudo mostrou um aumento de 3,38% no número de matrículas da educação básica em Cotia, entre 2020 e 2021. Além disso, a cidade registrou saldo positivo de empregos na área da educação, entre janeiro e agosto de 2022. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal, foram criadas 337 vagas no setor educacional nesse período.

Desde 2014, a Urban Systems avalia os municípios brasileiros mais atrativos para o desenvolvimento de negócios, a partir da análise de áreas como educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário, construção civil e agropecuária.