
O prefeito Estanislau Steck: “O subsídio é uma forma importante de incentivar a nossa agricultura”
Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira
Em 2022, a gestão do prefeito Estanislau Steck (PSD) destinou R$ 1,6 milhão para o Programa de Apoio ao Fruticultor de Louveira (Promif). O projeto tem como objetivo incentivar os produtores do município de 51 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo a cumprirem 32 metas ambientais e de segurança no campo.
Ao todo, são 148 propriedades cadastradas. A prefeitura paga R$ 5.979,17 por hectare cultivado com frutas. “Para receber o benefício, o agricultor precisa cumprir metas estabelecidas anualmente, como o manejo adequado das culturas, utilização de equipamentos de proteção individual, a correta armazenagem dos insumos agrícolas, destinação adequada das embalagens de agroquímicos e demais resíduos sólidos, controle de erosão, rastreabilidade da produção, saneamento rural e manutenção das áreas de preservação ambiental”, explica Estanislau Steck. Ainda segundo o prefeito, “o subsídio é uma forma importante de incentivar a nossa agricultura, com a contrapartida da adoção das boas práticas agrícolas e a consequente produção de água potável para toda a população”.
Uma das beneficiadas pelo projeto é Inês Frezza, produtora de uvas há 30 anos. “É um incentivo importante para a agricultura. Recebemos com frequência um engenheiro agrônomo, que vistoria quadra por quadra para atribuir as notas. Temos um comprometimento muito grande com esse incentivo”, relata a agricultora.