Item de proteção será exigido apenas nas unidades médicas e no transporte público. Após quatro semanas consecutivas de diminuição no número de casos de covid no município, medida foi adotada pela gestão do prefeito Estanislau Steck (PSD)

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira

 

A gestão do prefeito de Louveira, Estanislau Steck (PSD), revogou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no município de 51 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. A decisão entrou em vigor na sexta-feira (6), após quatro semanas consecutivas de diminuição no número de casos de covid na cidade. Nesse período, os registros semanais de testes positivos caíram de 138 para 44. Entretanto, a utilização do item de proteção continua sendo obrigatória nas unidades de saúde e no transporte público, conforme estabelecido por decreto do governo estadual.

O prefeito comemorou o bom desempenho de Louveira no combate à doença. “Nossa gestão tem trabalhado, com planejamento e monitoramento constantes, na prevenção a casos de covid na cidade. Em novembro, por conta da alta, adotamos novas medidas que foram imprescindíveis para a redução dos casos neste início de ano. Estamos muito satisfeitos com o resultado porque conseguimos uma importante tendência de queda nos registros”, afirmou Steck.

Apesar do fim da obrigatoriedade, a Secretaria Municipal de Saúde ainda recomenda o uso do item de proteção, principalmente em ambientes fechados. “A Comissão avalia o momento. Aquela determinação de retomar o uso da máscara foi certeira, por conta de possíveis aglomerações devido aos jogos da Copa do Mundo e a proximidade das festas de final de ano. A partir dela, tivemos a oportunidade de observar o resultado efetivo de uma sequência de quatro semanas de queda nos números. Agora podemos retirar a obrigatoriedade”, explica a secretária responsável pela pasta, Marcia Bevilacqua.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Louveira na última quinta-feira (5), a cidade já registrou 16.112 casos de covid desde o início da pandemia. Desse total, 15.940 pacientes se recuperaram e 128 morreram em função da doença.