
Obras vão triplicar a capacidade de armazenamento de água no Jardim Centenário
Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos
Para ampliar o abastecimento de água em Guarulhos — município de cerca de 1,4 milhão de habitantes da Grande São Paulo — a gestão do prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, está finalizando a construção de dois reservatórios de água no Jardim Centenário. Resultado de uma parceria entre a prefeitura e a Sabesp, a iniciativa vai beneficiar 19 bairros da cidade e cerca de 200 mil moradores. Ao todo, a administração investiu R$ 28 milhões nas obras, que estão na fase final dos 720 dias previstos para a execução. O início das operações deve ocorrer no segundo semestre deste ano.
As obras vão triplicar a capacidade de armazenamento de água no Jardim Centenário, que já possui um reservatório, de cinco mil para 15 mil metros cúbicos. Além disso, vão garantir para população uma vazão de 43,2 milhões de litros de água por dia.
A Sabesp já concluiu a colocação dos domos (as coberturas dos reservatórios). Até o início das operações, além da pintura, serão realizados serviços como as instalações de equipamentos de automação e das redes hidráulica e elétrica.
De acordo com a prefeitura, apesar de a região do Pimentas não sofrer mais com rodízios de água desde dezembro de 2019, a ampliação do sistema garantirá mais segurança hídrica para a população. Além do Jardim Centenário, as obras vão contemplar os seguintes bairros: Parque Jurema, Parque Stella, Jardim Angélica, Conjunto Marcos Freire, Parque das Nações, Jardim Silvestre, Jardim Nova Cidade, Parque São Miguel, Vila Paraíso, Parque Industrial Cumbica, Vila Izabel, Jardim Leblon, Jardim Guilhermino, Jardim Santo Afonso, Água Chata, Jardim das Nações, Jardim Albertina e Vila Any.