Criado pela gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD), programa Sorriso sem Fronteiras vai atender imigrantes de países como Venezuela e Cuba

 

Projeto vai beneficiar cerca de 50 pessoas atendidas por organização que presta ajuda humanitária a imigrantes.

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Valinhos

 

A gestão da prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Godoy (PSD), lança neste sábado (19) o programa Sorriso sem Fronteiras, que vai oferecer assistência odontológica aos refugiados africanos e de países como Venezuela e Cuba que residem no município do interior do Estado de São Paulo. Os atendimentos serão realizados na Escola Municipal de Educação Básica Vice-prefeito Antônio Mamoni, no Jardim das Figueiras, das 8h às 12h.

O projeto vai beneficiar cerca de 50 pessoas atendidas pela organização Acolhimento sem Fronteiras (ACOVIDAS), que presta ajuda humanitária a imigrantes. “O programa visa à ampliação de políticas públicas e inclui ações estratégicas de promoção de saúde bucal, adequando-as à situação atual de migração, com o objetivo de informar, orientar, favorecer o acesso ao serviço público de odontologia e à prestação da assistência odontológica aos refugiados residentes em Valinhos”, afirma a diretora do Departamento de Odontologia, Nayene Leocádia Manzutti Eid.

Além de passarem por avaliação clínica bucal, os refugiados vão receber instruções sobre higiene e saúde bucal por meio de palestras e atividades lúdicas com fantoches. A equipe também orientará sobre o acesso dos pacientes à unidade de atendimento adequada, além de fornecer informações sobre urgências e emergências odontológicas. “O acesso à saúde deve ser universal. Isso significa ser gratuito e para todos, inclusive estrangeiros, em qualquer situação de imigração, independentemente da sua condição de permanência no território. É um direito garantido pela Constituição Federal. Para ser exercido plenamente, requer políticas de saúde como a que estamos desenvolvendo”, destaca a diretora.