Redação Scriptum
Em São José dos Campos — cidade de 697 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo — a gestão do prefeito Anderson Farias (PSD) capacita os guardas municipais para que possam atender da melhor forma os moradores com deficiência auditiva, mesmo sem o domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso de capacitação dos agentes será realizado durante todo o mês de setembro no Centro de Formação do Educador. A ação faz parte da campanha Além do som, Além da voz. “É uma campanha de conscientização voltada para a questão do deficiente auditivo, para as pessoas perceberem que eles existem e que existem recursos para que você se comunique e elas tenham acesso à informação”, explica a secretária adjunta de Apoio Social ao Cidadão, Maria Quitéria de Freitas.
Durante as aulas, os guardas aprendem a utilizar a Central de Libras, que funciona por meio de uma plataforma na internet acessada por QR Code e disponível em locais da prefeitura voltados para o atendimento ao público. O sistema permite que um intérprete faça a intermediação, em libras, da conversa entre o servidor municipal e o morador que está sendo atendido.
Um dos participantes do curso de capacitação foi o guarda Cristiano dos Santos, que elogiou a iniciativa da prefeitura. “Achei bem legal. A capacitação inclusiva agrega muito valor à Guarda Civil Municipal. A Central de Libras será de grande uso, uma ferramenta importante para atendimentos mais efetivos, garantindo os direitos das pessoas deficientes auditivas.”