Redação Scriptum
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (22), em segundo turno, o projeto de lei 511/2023, que eleva as gratificações destinadas aos policiais civis e militares, além dos profissionais do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) envolvidos na Atividade Delegada na capital paulista. O projeto foi elaborado pela prefeitura, com emendas do vereador Coronel Salles (PSD). O texto aprovado também contempla a atualização dos valores pagos aos guardas civis metropolitanos que participam da Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC).
Coronel Salles defendeu o aumento e a equiparação do valor da diária entre os integrantes das polícias e da Guarda Civil. “O aumento nas gratificações não apenas reconhece a dedicação dos agentes de segurança, mas também incentiva um desempenho ainda mais eficaz na preservação da ordem e na proteção da comunidade. Estou certo de que este é um investimento fundamental para a melhoria da segurança em São Paulo e estou orgulhoso de ter contribuído para este projeto tão importante”, afirmou o parlamentar, que é ex-comandante geral da PM.
A Atividade Delegada possibilita aos policiais atuarem na segurança pública durante os dias de folga. O programa é realizado pelas polícias, pelo Corpo de Bombeiros, o Samu, o município e o governo do Estado de São Paulo. Incentivos adicionais serão concedidos aos profissionais que atuam em regiões estratégicas e no período noturno, das 22h às 6h. Os valores pagos aos beneficiários serão corrigidos pela Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp).