Redação Scriptum com Prefeitura de Mogi Guaçu
Em Mogi Guaçu, município de 153 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo, o governo do prefeito Rodrigo Falsetti (PSD) inaugura nesta terça-feira (19), a partir das 9h, o primeiro módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos Ypês. Iniciada em 2007, a obra foi paralisada diversas vezes por problemas de gestões anteriores com empreiteiras. “Esta é mais uma obra importante de saneamento básico para a cidade. Com a entrega desta primeira fase da ETE dos Ypês, iremos tratar o esgoto das regiões Norte e Leste de Mogi Guaçu, nas quais residem cerca de 50 a 60 mil guaçuanos”, afirma o prefeito.
Retomada no início deste ano, a obra é divida em duas etapas e está sendo executada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE). “Quando toda a ETE dos Ypês entrar em operação, Mogi Guaçu terá capacidade de tratar 99% dos efluentes, considerando que a ETE da Avenida Brasil já trata o esgoto das regiões Leste, Oeste, Sul e central pelo novo sistema de lodo ativado, que foi inaugurado em fevereiro de 2022”, ressalta o superintendente da autarquia, Mario Zaia.
Ao todo, o governo municipal vai investir R$ 22 milhões na ETE dos Ypês, verba conquistada com a Caixa Econômica Federal (CEF), o Orçamento Geral da União (OGU) e contrapartida do SAMAE. A estação receberá o nome do ex-funcionário da autarquia José Luis Bernardes, morto em agosto.