Edição Scriptum com Prefeitura de Vinhedo
A gestão do prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco (PSD), investe na melhoria da infraestrutura da Guarda Civil Municipal (GCM) para reforçar o combate à criminalidade no município de 76 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. A corporação recebeu da prefeitura quatro novas viaturas, incluindo uma base móvel e um veículo 100% elétrico. Além disso, foram entregues drones para o trabalho de fiscalização, sprays de espuma de pimenta, fuzis e kits de primeiros-socorros, entre outros itens.
A prefeitura investiu R$ 976 mil na compra dos materiais e armamentos. “Vinhedo é uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo e vamos continuar investindo para minimizar qualquer tipo de vulnerabilidade no município. Já criamos o Centro de Operações Integradas, com 600 câmeras, temos novas viaturas e armamentos e ampliamos consideravelmente o efetivo da guarda municipal, justamente para coibir qualquer tipo de aumento da criminalidade”, destaca o prefeito.
Vinhedo também conta com o Grupo de Ações Preventivas e de Pronto Emprego, da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). De acordo com o secretário de Defesa e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, a ROMU é uma força tática especial da GCM. “Este grupo é formado por 15 guardas que passaram por treinamento específico, com o objetivo de reduzir a possibilidade de resistência de eventuais infratores da lei e, consequentemente, a possibilidade de emprego de força física letal”, explica o secretário.