Projeto municipal inclui intervenções no rio Baquirivu-Guaçu, construção de reservatórios, entre outras melhorias

O prefeito Guti durante reunião do CAF: programa prevê uma série de ações para o combate às enchentes no município

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Guarulhos

 

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, comemorou a agilidade na execução das obras do Programa de Macrodrenagem de Controle de Cheias do Rio Baquirivu-Guaçu, conhecido como Viva Baquirivu. Realizado pela prefeitura, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF), o programa prevê uma série de ações para o combate às enchentes no município de cerca de 1,3 milhão de habitantes da Grande São Paulo.

No último dia 24, representantes do CAF encerraram uma visita técnica de três dias para o acompanhamento das obras, após reunião com o prefeito no auditório do Paço Municipal. “A parceria da prefeitura com a CAF é muito importante. Juntos, estamos agindo para que Guarulhos não sofra aquilo que nossos irmãos do Rio Grande do Sul estão sofrendo. Somos a cidade que mais investiu no combate às enchentes em 2024, doze vezes mais que a segunda colocada, e o programa Viva Baquirivu é parte fundamental desse investimento”, afirma Guti.

De acordo com a prefeitura, a supressão vegetal e a limpeza da margem esquerda do rio, entre os bairros Taboão e Vila das Malvinas, já foi finalizada. Na margem direita, 27% desses serviços foram realizados. Todas as informações sobre o andamento dos trabalhos estão disponíveis aqui.

Além da canalização do rio Baquirivu, o programa inclui a construção de reservatórios, as implantações do loteamento Ponte Alta II, do maior parque linear da cidade e de uma nova ciclovia conectada à estação de trem Guarulhos-Cecap, entre outras melhorias viárias. “Comprovamos que os trabalhos estão em ritmo acelerado e houve um avanço interessante. Alguns obstáculos foram superados e outros projetos que fazem parte do Viva Baquirivu podem começar”, explica o gerente de Desenvolvimento Urbano, Água e Economias Criativas da CAF, Julio Carrasco.

Mesmo antes da conclusão das obras no rio Baquirivu, o programa já beneficia o município. Em 2024, Guarulhos não registrou ocorrências graves por conta de enchentes. “Nossa população está sofrendo menos com as cheias do rio. Cidades vizinhas e a zona Norte da capital paulista já foram afetadas por chuvas, mas isso não aconteceu em Guarulhos”, destaca o secretário municipal de Governo, Edmilson Americano.