Trabalho de municípios paulistas governados pelo partido foi reconhecido na etapa estadual do evento realizado pelo Grupo Bandeirantes

O prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa: foram avaliados indicadores das gestões desde 2021, primeiro ano dos mandatos dos prefeitos

Redação Scriptum

Prefeituras governadas pelo PSD no Estado de São Paulo se destacaram na etapa estadual do Band Cidades Excelentes – Edição Especial Evolução. Os prêmios foram entregues no sábado (8), em evento realizado na sede do Grupo Bandeirantes, na capital paulista. Pela primeira vez na premiação, que está em sua quarta edição, foram avaliados indicadores das gestões desde 2021, primeiro ano dos mandatos dos prefeitos. Todas as informações sobre o prêmio podem ser conferidas aqui.

As avaliações foram divididas em pilares e categorias, de acordo com o número de habitantes das cidades. No pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, por exemplo, foram premiados os municípios de Rinópolis (menos de 30 habitantes), sob gestão de José Ferreira de Oliveira Neto, Araçoiaba da Serra (entre 30 mil e 100 mil habitantes), governado por José Carlos de Quevedo Junior, e Sertãozinho (acima de 100 mil habitantes), administrado por Wilson Fernandes Pires Filho. No pilar Educação, o PSD venceu com o prefeito Roberto Doná, de Santo Antônio do Aracanguá, na categoria das cidades com menos de 30 mil moradores.
Porto Ferreira, município de 52 mil habitantes administrado por Rômulo Rippa, e Jumirim, cidade de três mil moradores governada por Daniel Vieira, foram os vencedores no pilar Saúde e Bem-Estar. “Tivemos a melhor evolução da política pública de saúde e bem-estar nos últimos quatro anos. A confiança da população foi essencial para essa conquista. A saúde de Porto Ferreira sempre esteve em primeiro lugar e a prova disso é esse prêmio outorgado pela TV Bandeirantes”, destacou Rippa. O gestor foi à premiação acompanhado pela secretária de Saúde de Porto Ferreira, Vera Lucia Visolli.

Indicadores

A avaliação do prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta Índice de Gestão Municipal Aquila, desenvolvida pelo Instituto Aquila. A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 72 indicadores em uma nota final.

Os indicadores são baseados nos pilares Governança, Eficiência fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Todos os 5.570 municípios brasileiros são automaticamente inscritos na premiação.

No dia 1 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, cidades de todo o País que venceram as etapas estaduais vão disputar o troféu nacional.