Espaço inaugurado pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira (PSD) vai atender cerca de 25 mil moradores da região do bairro Parque San Francisco

 

A unidade avançada vai oferecer pronto atendimento aos casos de baixa complexidade, aplicação de medicação simples e coleta de exames de sangue para diagnóstico rápido.

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Itatiba

 

O prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira (PSD), inaugurou no domingo (9), no bairro Parque San Francisco, a primeira Clínica da Família, novo complexo de saúde do município de 121 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. No local foram construídos dois prédios, o da Unidade Avançada de Saúde e o da Unidade Básica de Saúde – ESF. A unidade avançada vai oferecer pronto atendimento aos casos de baixa complexidade, aplicação de medicação simples e coleta de exames de sangue para diagnóstico rápido. “Esse é um local preparado para receber pessoas, focado no ser humano. São quase 25 mil pessoas nessa região e elas terem atendimento em seu próprio bairro, perto de casa, é um grande ganho de qualidade de vida, assim como será na Cecap e no Nações”, disse o prefeito, que se referiu às outras unidades do projeto Clínica da Família que estão sendo construídas.

A unidade básica funciona das 7h às 17h. A Unidade Avançada de Saúde, das 16h às 22h. Para a retirada gratuita dos remédios receitados nas consultas, a farmácia do complexo fica aberta das 7h30 às 22h. “Pensamos nas pessoas que saem cedo para trabalhar e não chegavam a tempo de pegar a farmácia do posto aberta. Agora, aqui no San Francisco e na região, terão esse serviço”, frisa o secretário municipal de Saúde, Renan Dias Irabi.
Estrutura

O complexo conta com cerca de 40 profissionais, entre auxiliares, enfermeiros, médicos, dentista, auxiliar de saúde bucal, farmacêutico, agentes comunitários de saúde, assistente social, nutricionista e psicólogo. De acordo com o secretário Renan Dias, apenas a Unidade Avançada de Saúde deve receber entre 100 e 110 pacientes por dia.

O local tem salas para emergências, imunização, observação, procedimentos e exames, além de consultórios médicos e odontológico, farmácia e dois banheiros acessíveis.